28 de abr. de 2011

boas atitudes básicas


Use: capacete, luvas, buzina/campainha, roupas claras/coloridas, refletores, lanternas, as mãos para sinalizar sua intenção de trajeto, bom senso.

Fique atento(a): à movimentação dos pedestres, aos carros saindo de garagens e cruzando vias, às portas de carros se abrindo de repente, aos sinais de trânsito, ao fator surpresa.

Evite: transitar em vias de circulação intensa, pedalar na contramão e calçadas, fazer ultrapassagens, exceder sua bagagem, pegar rabeira, usar headfones, pedalar em tempo chuvoso, maledicência entre ciclistas.

Mantenha: distância mínima > 1,5m dos veículos estacionados, os freios regulados, a velocidade segura, a atenção constante.

Sempre: seja cordial e gentil, estacione fora da via pública para conversar; na dúvida, desmonte da bike; nos passeios coletivos, siga devagar com a maioria e participe dando apoio aos mais experientes.

Lembre: veículos motorizados devem manter distância mínima > 1,5m do ciclista; perante o carro, a bike tem prioridade de passagem, ultrapassagem, cruzamentos e conversões; perante a bike, o pedestre tem prioridade; ocupe a faixa na via pública (não pedale no meio-fio).


Em tempo, prudência e consciência. Sabemos o que é melhor, se vamos fazer isso é problema nosso, é responsabilidade nossa. Fundamental mesmo é não colocar a vida de ninguém em risco, incluindo a sua.